Na sexta-feira, 03/06, houve a culminância, na EEF João Batista Ribeiro, dos trabalhos realizados ao longo da Semana do Meio Ambiente.
À tarde foi apresentado um vídeo mostrando como seria o futuro caso não fossem tomadas as devidas soluções: pobreza, descaso, devastação, falta de água, desolação...
O vídeo chama-se "Carta 2070", originado a partir de um texto da revista biográfica "Crônicas de los Tiempos" de Abril de 2002.
Além do vídeo, músicas com a temática meio ambiente também foram utilizadas:
Riacho do Navio (Luiz Gonzaga), Absurdo (Vanessa da Mata), Planeta Água (Guilherme Arantes), Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó), Natureza, Espelho de Deus (Chitãozinho e Xororó), Preserve (Ultramen), Amazônia (Roberto Carlos), Xote Ecológico (Luiz Gonzaga). Todas sugestões da página do jornal Mundo Jovem.
Alguns alunos apresentaram, explicando, seus desenhos expostos em um painel, com a temática da Semana.
Houve, também, um momento para a apresentação das produções textuais (poemas, paródias, cartas etc) e exposição dos seus trabalhos numa alusão a literatura de cordel, ou seja, pendurados em um barbante, ao lado do mural dos desenhos.
Os alunos do ensino fundamental (7º e 9º Anos) apresentaram uma paródia (voz e violão) sobre a temática e cantaram ainda o tema da Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta, voltada para o meio ambiente; e o lema é "A Criação Geme com Dores de Parto", com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.
Os alunos do 3º, 4º e 5º Anos apresentaram uma peça intitulada "Desabafo da Natureza", sobre os males dos agrotóxicos. De improviso, os alunos do 3º ano fizeram um teatrinho de bonecos, aproveitando o momento teatral. O 5º Ano apresentou o poema "A Vida" e a paródia "Defendendo o Meio Ambiente", tudo ,claro, retratando a realidade que se enfrenta a cada dia no campo e o desgaste da natureza.
Então, como pode ser visto, o tema foi trabalhado em sala de aula e exposto pelos próprios alunos no pátio interno da escola, seja em forma de desenhos, produções textuais as mais variadas (poemas, cordéis, tirinhas etc), cartazes e faixas, apresentações artísticas (teatro, dramatização, paródia, música) e culturais (capoeira).
Resta, agora, continuar a incentivar sempre os alunos a preservar esta mesma postura durante as semanas seguintes e, que os mesmos, se conscientizem do que está acontecendo ao planeta e continuem a praticar a preservação ambiental por toda a vida.
Fotos do evento:
 |
Painel com os desenhos dos alunos |
 |
Aluna explica seu desenho |
 |
Aluno explicando seu trabalho |
 |
Leitura de uma Tira |
 |
Leitura de poema |
|
 |
Leitura de produção textual |
 |
Paródia |
 |
Assistindo o vídeo: Carta 2070 |
 |
"Varal" com as produções textuais |
 |
Teatrinho de bonecos |
 |
Dramatização "Defendendo o Meio Ambiente" |
 |
Faixa e Cartaz (este de produção de alunos da Ed. Infantil, Pré II) |
 |
Alegoria Destruição do Mundo |
 |
Trabalhos expostos |
 |
Livretos |
 |
Aluna observa desenhos temáticos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário