Depois da visita: comente, critique, participe!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Festas Juninas

 As Festas Juninas são uma grande atração no Nordeste. Estas festas foram trazidas pelos portugueses, um dos elementos da formação do povo brasileiro, na época da colonização, e foram misturadas à outras culturas, como é característico aqui no Brasil. Deve-se observar também que, a própria festividade já veio cheia de elementos culturais de outras civilizações: a dança tem origem da França (onde se realizavam bailes para a nobreza e assemelhava-se aos passos da moderna quadrilha junina, descendente destes passos. Como exemplo, o nome dos passos; balancê, anarriê, anavantur têm origem francesa), os fogos de artifício têm origem na China (segundo eles próprios, inventores da pólvora) e a dança de fitas veio de Portugal e Espanha. Com o tempo, isto tudo se misturou a tradições locais e ganhou características próprias para cada região.

Duas são as origens para o termo: uma, é claro, é que acontecem no mês de junho a outra é porque seria uma homenagem a São João, segundo a tradição católica dos países europeus.
Durante todo o mês de junho acontecem festivais de quadrilhas juninas por todos os estados da Região. Além disso, há fartura de comidas típicas, principalmente à base de milho (cuscuz ou pão de milho, fubá, pamonha, canjica, milho cozido e assado, bolo de milho e pipoca), broa, paçoca, cocada, pé-de-moleque, tapioca etc e de bebidas, tais como: vinho, aluá e quentão.
  Os símbolos das festividades juninas são: fogueira (acesa nas vésperas dos dias de: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06)), balões (agora é proibido soltar balões por causa do perigo de incêndio, ver a Lei Federal 9.605/98), bandeiras (tem as bandeirolas coloridas e cada santo também tem a sua), casamento matuto, arraial ou arraiá (local onde vai acontecer o casamento e a quadrilha), simpatias (para arranjar namoro ou saber o nome da pessoa amada), fogos de artifício, mastro (no topo uma bandeira de forma triangular com a imagem dos três santos, um para cada lado) e pau de sebo, quermesses, quadrilhas etc.

E por falar em festa junina, todos estão convidados a participar do III Arraiá do João Batista da EEF João Batista Ribeiro, em Tomé. Será na quadra poliesportiva da Escola Irene Nonato às 20:00 horas. Serão vendidas bebidas e comidas típicas, além das apresentações das quadrilhas Estrela da Serra, de Lagoinha (Quixeré) e Cheiro do Sertão, de Limoeiro do Norte. E muito forró pé-de-serra com Zé Fidélis e banda.

Espaiem!!! E vamo curti!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário