As Festas Juninas são uma grande atração no Nordeste. Estas festas foram trazidas pelos portugueses, um dos elementos da formação do povo brasileiro, na época da colonização, e foram misturadas à outras culturas, como é característico aqui no Brasil. Deve-se observar também que, a própria festividade já veio cheia de elementos culturais de outras civilizações: a dança tem origem da França (onde se realizavam bailes para a nobreza e assemelhava-se aos passos da moderna quadrilha junina, descendente destes passos. Como exemplo, o nome dos passos; balancê, anarriê, anavantur têm origem francesa), os fogos de artifício têm origem na China (segundo eles próprios, inventores da pólvora) e a dança de fitas veio de Portugal e Espanha. Com o tempo, isto tudo se misturou a tradições locais e ganhou características próprias para cada região.Duas são as origens para o termo: uma, é claro, é que acontecem no mês de junho a outra é porque seria uma homenagem a São João, segundo a tradição católica dos países europeus.
Durante todo o mês de junho acontecem festivais de quadrilhas juninas por todos os estados da Região. Além disso, há fartura de comidas típicas, principalmente à base de milho (cuscuz ou pão de milho, fubá, pamonha, canjica, milho cozido e assado, bolo de milho e pipoca), broa, paçoca, cocada, pé-de-moleque, tapioca etc e de bebidas, tais como: vinho, aluá e quentão.
E por falar em festa junina, todos estão convidados a participar do III Arraiá do João Batista da EEF João Batista Ribeiro, em Tomé. Será na quadra poliesportiva da Escola Irene Nonato às 20:00 horas. Serão vendidas bebidas e comidas típicas, além das apresentações das quadrilhas Estrela da Serra, de Lagoinha (Quixeré) e Cheiro do Sertão, de Limoeiro do Norte. E muito forró pé-de-serra com Zé Fidélis e banda.Espaiem!!! E vamo curti!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário